Nesta edição, referente ao ano fiscal de 2023, período em que a companhia alcançou seu recorde em vendas e lançamentos, histórias de colaboradores e de pessoas impactadas pelas ações sociais, e novas iniciativas no eixo ambiental se unem aos avanços conquistados no âmbito da governança, para contar a trajetória da Companhia rumo a jornada de crescimento sustentável
A incorporadora e construtora Plano&Plano apresenta ao mercado, o seu quarto Relatório de Sustentabilidade, trazendo as evoluções na agenda ESG (Environmental, Social and Governance) conquistadas ao longo de 2023, ano em que a companhia chegou aos R$ 3,07 bilhões em vendas líquidas, um volume de vendas 81,7% superior ao ano de 2022, alcançando o 4º lugar em valor de mercado no país entre as construtoras e incorporadoras de capital aberto que trabalham no mercado de habitação popular.
Com o compromisso de uma governança baseada na transparência e na resiliência, a Plano&Plano vem mantendo um ritmo de crescimento constante e sustentável ao longo dos últimos anos, ampliando sua credibilidade junto aos investidores e mercado.
“Crescer não é simples. Quando uma empresa cresce rapidamente, ela precisa seguir investindo em pessoas e processos para aprimorar sua gestão. Desta forma, colocamos muita energia para alinhar e otimizar nossas atividades, treinar os novos colaboradores, criar bom ambiente de trabalho e manter as equipes engajadas e motivadas”, aponta Rodrigo Luna, presidente do conselho administrativo da Plano&Plano.
Governança na prática
Entre os avanços na Governança, o relatório destaca o início do projeto Jornada ESG, que contou com treinamentos sobre o tema, como por exemplo: Código de Conduta, Política de ESG, Política Anticorrupção, Política de Fornecedores entre outros. Importante destacar também, o surgimento de uma nova área, Riscos e Controles Internos, que reporta diretamente à alta gestão da companhia, atuando em paralelo com a área de Auditoria Interna.
No pilar de governança, as Políticas de Fornecedores e Anticorrupção da Plano&Plano visam manter a alta qualidade de entrega, uma vez que essas empresas são percebidas como extensão da companhia. Em 2023, a empresa inclui mais obrigações relacionadas ao tema ESG em suas políticas e em contratos comerciais, a fim de que os parceiros e fornecedores concordem e anuam com essas obrigações. A companhia também forneceu treinamentos aos seus colaboradores e parceiros, notadamente aos seus fornecedores estratégicos, por meio do chamado “Café ESG” com fornecedores.
A construtora e incorporadora valoriza relacionamentos de longo prazo com seus fornecedores, visão expressa, inclusive, na nova marca da Plano&Plano, que tem como lema “Construindo relações de valor”. No último ano, a companhia trabalhou com mais de 90 novos fornecedores em suas obras, e sua base de dados cadastrais tem mais de 4.000 estabelecimentos cadastrados.
“As novas políticas estão mais alinhadas aos nossos compromissos internos de ESG, para que nossos parceiros e fornecedores partilhem da mesma cultura e dos mesmos padrões, ajudando a reduzir possíveis riscos e falhas de não conformidade. Por isso, estamos investindo na capacitação dessa cadeia virtuosa. Passamos a realizar, periodicamente, o “Café ESG”, para ser um momento de escuta, compartilhamento, engajamento e informação”, comenta Rodrigo von, CEO da Plano&Plano.
Compromisso com o meio ambiente
No eixo ambiental também somaram esforços em diversas frentes. A empresa evoluiu na coleta dos dados das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), com o objetivo de elaboração do inventário, cujo plano de ação, identificará as oportunidades para mitigação.
A Plano&Plano contratou consultorias para a realização de novos diagnósticos de certificações ambientais e fez experiências, como um investimento piloto, na instalação de placas solares, para suprir o consumo de energia em um de seus canteiros de obras.
Por fim, a Companhia realizou o projeto e a reforma das instalações da nova sede – para a qual mudou-se em abril deste ano – seguindo os critérios para obtenção da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), promovendo a ampliação de suas práticas sustentáveis também para o ambiente do escritório corporativo.
Avanços sociais por meio da educação e conhecimento
O pilar Social da Plano&Plano também olha para os seus mais de 62 mil clientes, e não mede esforços e iniciativas para a realização do sonho da casa própria. Em 2023, a companhia teve seu NPS, índice que avalia o grau de satisfação dos clientes, em 76, dentro do nível máximo da medição, a chamada “Zona de Excelência”.
No Reclame Aqui, plataforma mais popular do Brasil para reclamações de consumidores, a empresa recebeu o certificado de excelência no atendimento, pelo selo RA 1000 no período de fevereiro a agosto de 2023. Os departamentos de Qualidade e Relacionamento com o Cliente, investem, continuamente, no aperfeiçoamento dos processos e na capacitação das equipes, para perpetuar a cultura do cliente. No último ano, a área de relacionamento com o cliente criou protocolo de atendimento aos clientes de imóveis de Médio e Alto Padrão, para adequar-se aos lançamentos de empreendimentos, em movimento de diversificação de portfólio.
Os programas de treinamento estão cada vez mais presentes na companhia, e trazendo resultados positivos. Como por exemplo, o Plano&Escola de Engenharia, projeto iniciado em 2012 e que foi agregando novos módulos a cada ano, no final de 2023, tinha 98% dos 129 colaboradores da área de engenharia já treinados no projeto.
Profissionais como o engenheiro Márcio Negreiros, que estampa a capa do relatório, iniciou sua jornada na Plano&Plano há 12 anos, como estagiário de engenharia, passou por várias funções, como assistente e analista, e se tornou Gerente de Obras. Márcio sempre teve a construção civil como referência, pois seu pai, Marcos Negreiros, é Mestre de Obras na Plano&Plano. E, desde 4 anos de idade, ele cresceu ouvindo seus relatos sobre a vivência nos canteiros de obras, o que o motivou, na adolescência, a fazer vestibular para o curso de engenharia civil. Sua história exemplifica a forma como a Plano&Plano segue sua visão e valores, fazendo mais do que construir, transformamos vidas.
Da mesma maneira, o treinamento e a formação para Corretor de Imóveis para pessoas em situação de desemprego ou vulnerabilidade social, merecem destaque. A ação, que é realizada em parceria com a ONG Ampliar, proporciona, de forma gratuita, a capacitação e ainda oferece a quitação da certificação exigida pelo CRECI.
O programa de trainee, encerrado em maio de 2023, teve total aproveitamento. Os três participantes selecionados foram promovidos para posições seniores na área de novos negócios, sendo preparados pelas lideranças do setor para se tornarem gestores e tocarem de forma autônoma sua própria carteira de clientes.
Nas obras, o Projeto Educa, em parceria com o Sesi, que trouxe a sala de aula para dentro do canteiro de obra, continuou a oferecer capacitação em matemática e em língua portuguesa, quatro vezes por semana, voltado aos colaboradores e terceirizados das obras da Companhia. Nesta quarta edição, o relatório trouxe a história do Everton, que aprendeu a ler para conseguir tirar a tão sonhada CNH. O documento ainda traz os resultados dos Projetos Inspiração, Plano&Solidariedade e Planos de Brincar.
Mulheres mais presentes
A Plano&Plano encerrou 2023 com um quadro de 323 colaboradores atuando no escritório e 559 profissionais nas obras, que também receberam 2.253 trabalhadores indiretos.
Na sede da companhia, 57% dos profissionais são mulheres, sendo 43% líderes. Nas obras também houve um aumento da presença feminina nos canteiros, hoje, 41% das mulheres são engenheiras com a função de Gerente de Obra.
O quarto relatório de Sustentabilidade pode ser acessado no site de ESG da Plano&Plano ou no site de Relações com Investidores.
os lançamentos da
Plano&Plano!