Com Jornada Saia do Aluguel, Plano&Plano ensina como comprar o primeiro apartamento
15/07/2024

Campanha idealizada a partir das dúvidas de clientes mostra, de maneira leve e lúdica, que a aquisição da casa própria é um sonho possível de se realizar

Uma trilha de conteúdos educativos que ajudará os consumidores no processo da compra do primeiro imóvel, essa é a proposta da “Jornada Saia do Aluguel”, campanha desenvolvida pela incorporadora e construtora Plano&Plano. De uma maneira clara e lúdica, com conteúdos que se transformam em um grande guia, a “Jornada Saia do Aluguel” começou a ser desenhada durante a campanha anual de 2023, a partir do quiz dos Planitos, que mostrou, em um universo de 65 mil respondentes, que 68% não possuíam planejamento financeiro e que 58,7% acreditavam que não era possível comprar um apartamento com suas rendas atuais.

Sabemos que o processo de compra de um imóvel é complexo para todas as faixas de renda, principalmente, para as pessoas que se enquadram no programa federal Minha Casa, Minha Vida. Então, buscamos uma maneira de trazer mais transparência a essa jornada, como um guia, no qual o consumidor possa adquirir mais conhecimento, para ter liberdade de escolha”, comenta Andreia Rocha, gerente de marketing da Plano&Plano.

Para compor a campanha, foram selecionados três macro temas centrais: Minha Casa Minha Vida, Planejamento Financeiro e Documentação Necessária. Cada trilha com um e-mail personalizado, e-book, landing page e vídeos no Youtube que formaram uma web série.

Identificamos, ao olharmos para o engajamento em nossas comunicações e na pesquisa da promoção 2023, que havia uma oportunidade para a Plano&Plano apoiar ativamente a jornada de aprendizado financeiro e ajudar a aumentar a confiança do público na realização do sonho de conquistar o imóvel próprio” explica Victor Ramalho, CSO & senior partner da Spinoff Digital, agência responsável pela campanha.

Ainda segundo o executivo, o projeto também trabalha na construção da marca como parceira na jornada de pré-compra, e proporciona a oferta de seu portfólio de empreendimentos de forma personalizada, de acordo com perfil comportamental e econômico do consumidor.

Resultados positivos e ampliação da campanha

Para entender a assertividade no tema e o engajamento com o conteúdo produzido, a Plano&Plano realizou nos meses de janeiro a abril, uma versão piloto da campanha com sua base de leads, formada por pessoas que mostraram interesse nos apartamentos, se cadastraram, mas não efetivaram a compra.

Durante esses quatro meses, nos comunicamos com uma base de 390 mil potenciais clientes, para entender qual seria o melhor formato para impactá-los e o tema de maior interesse desse público, mas, acima de tudo, focamos em descobrir como conseguiríamos ajudá-los a realizar esse sonho. Independente de comprar um apartamento conosco ou outra companhia, nosso intuito era oferecer mais conhecimento para que as pessoas tenham mais possibilidades e certezas”, acrescenta Andreia.

Durante a fase piloto, as newsletters tiveram uma taxa de abertura média de 20,3%, uma performance 10,3% acima da média do mercado imobiliário, segundo a ferramenta de benchmarking da RD Station. Ao longo de todo período, a comunicação via e-mail marketing obteve performance de 122% acima do que é observado no segmento.

O tema de maior engajamento, sobre os quais as pessoas baixaram e acessaram mais conteúdos, foram os que tiravam as dúvidas em relação aos documentos necessários para comprar um apartamento, principalmente sobre a comprovação de renda. A temática teve uma taxa de engajamento de 50,6%, e os que falavam sobre planejamento financeiro, foi de 41,1%.

Agora, a partir do mês de julho, a Plano&Plano estenderá a Jornada Saia do Aluguel para além da base de clientes, com o intuito de alcançar o maior número de pessoas, e mostrar que é possível comprar um apartamento de maneira clara e transparente e ajudar a reduzir o déficit habitacional do país

A campanha estará presente nas redes sociais da companhia, e novos conteúdos serão desenvolvidos dentro dos macros temas. “A Jornada Saia do Aluguel está muito alinhada ao posicionamento da Plano&Plano, de ensinar a comprar o primeiro apartamento, de mostrar que é um sonho possível e transformar vidas. Sabemos que há muitas dúvidas e receios, por isso, levar conhecimento e transparência neste momento faz uma grande diferença”, afirma Andreia Rocha.

Para acessar os conteúdos da “Jornada Saia do Aluguel”, basta acessar este link e se inscrever.